Alunos criam modelos comunitários para reduzir riscos de inundações em América Latina

Uma nova versão, inédita e comunitária, de modelos hidrológicos e hidrodinâmicos foi desenvolvida por alunos da EESC-USP, reconhecida no exterior e com supervisão do CEPED da USP. Estes modelos foram desenvolvidos pelo laboratório @TheWADILab (Water-Adaptive Design & Innovation) em colaboração entre professores e alunos da EESC-USP e da Universidade do Texas em San Antonio (EUA). Os modelos reúnem as técnicas mais avançadas para simular processos complexos do ciclo hidrológico e da hidrodinâmica de rios e várzeas. Considerando os desafios de simular eventos hidrológicos extremos em biomas sul-americanos, esta nova geração de modelos permite maior flexibilidade e versatilidade de adaptação em vários tipos de regiões, climas, relevos e usos do solo. Inclusive, houve simulações preliminares em regiões que sofreram desastres por inundações na África e no Oriente Médio. Também, o ineditismo desta geração de modelos reside no fato de que podem fazer previsões em locais com pouca ou nenhuma informação coletada previamente. Isso permite seu uso aplicado para sistemas de alerta antecipados de inundações, mapeamento de áreas de vulnerabilidade e até previsões acopladas a modelos de mudanças climáticas, seguindo recomendações da Organização Meteorológica Mundial.

Com apoio da CAPES e da FAPESP, estes modelos são promovidos pela cooperação da Cátedra UNESCO de Águas Urbanas da USP com Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq: para Mudanças Climáticas Fase 2 (INCTMC2), coordenado pelo CEMADEN/MCTI, e do Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa (ONSEAdapta), coordenado pela UFPE. É importante destacar que tanto no desenvolvimento como na aplicação destes modelos participam alunos de diferentes países latino-americanos, promovendo ciência comunitária para salvar vidas.

Segue abaixo um vídeo curto que mostra o potencial desta ferramenta, assim como referências bibliográficas de apoio.

Referências: Towards a continental Early Warning System for flood Preparedness: A study case of South America’s data-scarce countries, EGU General Assembly 2024, Vienna, Austria, 14–19 Apr 2024, EGU24-13442, https://doi.org/10.5194/egusphere-egu24-13442