Seminário Online: AquaLAC e RIBAGUA – Contribuição para os Desafios Hidrológicos na América Latina e no Caribe

O Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO na América Latina e no Caribe (PHI-LAC), em parceria com a Associação Internacional de Engenharia e Pesquisas Hidro-Ambientais (IAHR), em colaboração com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), organiza este seminário online visando ampliar a divulgação, entre a comunidade científica, das revistas científicas apoiadas pela UNESCO sobre temas relacionados à água na Ibero-América.

Data: 29 de Novembro de 2023
Horário: 11:00 am – 2:30 pm
Local: Montevideo, Uruguai
Tipo: Cat VIII – Simpósios
Formato: Virtual

Revista Aqua-LAC do PHI-LAC: A Aqua-LAC, publicada semestralmente desde 2009, adota uma abordagem multidisciplinar, é de acesso aberto, possui revisão por pares e apresenta artigos, notas técnicas e resenhas no campo dos recursos hídricos, abrangendo suas dimensões científica, econômica e social. Inclui contribuições em espanhol, inglês, francês e português.

Revista Iberoamericana del Agua (RIBAGUA): A RIBAGUA, uma publicação de acesso aberto em espanhol e português da IAHR, com o apoio da UNESCO PHI-LAC, tem como missão contribuir para aproximar a ciência e a tecnologia à gestão da água na Ibero-América (e, por extensão, no mundo), facilitando o acesso de profissionais a inovações recentes em pesquisa e de cientistas a desenvolvimentos práticos que possam resultar em novos conhecimentos. RIBAGUA é publicada pela Taylor and Francis e está indexada no ESCI – Emerging Sources Citation Index.

Programa:

• Palavras de Abertura
    • Sr. Miguel Doria, Hidrólogo Regional da UNESCO para a América Latina e o Caribe
    • Prof. José Gilberto Dalfre, Presidente da Divisão Latino-Americana da IAHR
  • Apresentação das Revistas
    • Alfonso Gutiérrez, Professor, Universidade de Querétaro, México (AquaLAC)
    • Fabián Bombardelli, Professor, Universidade da Califórnia, Davis, EUA (RIBAGUA)
  • Ponência Marco: “Fluxos Transfronteiriços”
    • Ricardo Hirata, Professor, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Apresentação de Artigos Publicados em RIBAGUA e AquaLAC:
    • “Desenvolvimento do Sistema de Pronóstico do Rio da Prata e Seu Frente Marítimo: PronUy_RPFM” – Mónica Fossati, Professora, Universidade da República, Uruguai
    • “Previsão de Sedimentação em uma Via Navegável Extensa e Heterogênea” – Angel Menéndez, Engenheiro Pesquisador, Instituto Nacional da Água – INA, Argentina
    • “Avaliação e Mitigação dos Impactos das Mudanças Climáticas e Atividades Humanas na Quantidade e Qualidade das Águas Subterrâneas do Aquífero Guarani em Ribeirão Preto, Brasil” – Henrique ML Chaves, PhD – Professor de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas, Universidade de Brasília, Brasil
  • Interação com o Público
  • Conclusões e Encerramento

A continuação, o link de inscrição.

Mais informações do evento no seguinte link.