Seminário Web: Planificação Urbana e Utilização de Soluções Baseadas na Natureza na Gestão de Águas

Desde meados do século XX, cidades e países têm desenvolvido soluções técnicas para reduzir os impactos da urbanização nas águas pluviais, riscos de inundações e qualidade da água. Nesse contexto, Soluções Baseadas na Natureza (SbN) destacam-se pela busca de múltiplos objetivos relacionados ao ciclo urbano da água, conforto térmico, mitigação das mudanças climáticas e preservação ambiental. Este webinar abordará experiências na América Latina e no Caribe, explorando os desafios da adaptação dessas soluções ao meio construído.

Objetivos:

• Conhecer experiências e lições aprendidas em planificação urbana e no uso de Soluções Baseadas na Natureza (SbN).
  • Aprofundar o debate sobre os desafios e necessidades de desenvolvimento de políticas, inovações técnicas e modelos de financiamento para a difusão do uso de SbN em ambientes urbanos.

Data: 05 de dezembro de 2023
Horário:

• 9:00 (GMT-6) Belice, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Nicarágua
  • 10:00 (GMT-5) Colômbia, Equador, Panamá e Peru
  • 11:00 (GMT-4) Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Bolívia, Cuba, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago e Venezuela.
  • 12:00 (GMT-3) Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Suriname e Uruguai
    Idiomas: Inglês, Espanhol (sem tradução simultânea)

Inscrição: https://bit.ly/PUyUSbN

Programação:

• Palavras de Abertura
    • Miguel Doria, Hidrólogo Regional da UNESCO para América Latina e Caribe
    • Nilo Nascimento, Coordenador do Grupo PHI-LAC sobre Águas Urbanas e Assentamentos Humanos
  • Riesgo, planificación y diseño: las SBN como alternativa
    • Profa. Adriana Piperno, Universidad de la República (Uruguai)
  • Una perspectiva más amplia de las compensaciones medioambientales y económicas entre las soluciones basadas en la naturaleza y la planificación urbana
    • Dra. Maria Fernanda Nóbrega dos Santos, Pluvio Consultoria e Projetos (Brasil)
  • Implementación de SUDS como Solución Basada en la Naturaleza (SbN) en proyectos de Infraestructura. Caso de estudio: Colombia y Perú